Você está visualizando atualmente Brincadeiras de Férias – 5 Formas de brincar com tinta caseira

Brincadeiras de Férias – 5 Formas de brincar com tinta caseira

Ahhh as férias!! Sim elas chegaram, e tem uma turminha cheia de fôlego querendo brincar. Em tempos de pandemia onde viajar não é uma opção, as brincadeiras têm um papel mais que importante. E durante todo o mês de julho vamos dar dicas de Brincadeiras de Férias como coisas para criar, inventar, montar e até passeios seguros durante a pandemia, aqui mesmo em São Paulo para deixar as férias da criançada cheia de diversão.

Como fazer tinta caseira

0 – 3 | 4 – 6 – Anos

Brincar com tinta é uma das atividades sensoriais mais fáceis e simples de fazer, além de estimular a imaginação, criatividade e coordenação motora.

Já pensou em fazer a própria tinta caseira pro seu filho se divertir? Não? Anote aí então essa receita simples e fácil de fazer, que além de economizar, seus pequenos vão amar desta primeira dica de Brincadeiras de Férias!

Ah! e não se preocupe, todos os ingredientes são naturais e comestíveis, não tem problema levar a boca na hora da diversão.

Ingredientes:

  • 2 colheres de açúcar
  • meia colher (pequena) de sal
  • meia xícara de amido de milho
  • 2 xícaras de água
  • diversos corantes alimentícios ou sucos em pó

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, coloque o amido de milho e vá adicionando a água aos poucos, sempre mexendo.
  2. Acrescente o sal e o açúcar, leve ao fogo baixo e mexa até engrossar.
  3. Quando a mistura estiver homogênea e com uma consistência mais cremosa, igual a da tinta guache, desligue e deixe esfriar.
  4. Divida a mistura em diferentes potinhos e acrescente cada cor de corante ou suco em pó em um recipiente.
    Cada atividade foi pensada em níveis de 1 a 5 de sujeira, onde 1 faz pouca sujeira, já nível 5 vai exigir um pouco mais de atenção na hora da limpeza.
criança pintando com tinta

1 – Pintura com as mãos e os pés – Nível 2

Essa atividade é um clássico, a criança pode criar como ela quiser, ela pode usar os dedos para criar formas ou os pés para criar pegadas. Há também a possibilidade de criar animais, usando outros materiais.

2 – Com rolinho de papel higiênico – Nível 1

Nessa atividade vamos usar o rolinho como um carimbo, amasse para criar diferentes formas, molhe na tinta e carimbe no papel.

3 – Pintura com plástico bolha – Nível 4

Pegue uma ou mais folhas de papel. Pode ser craft ou até mesmo papelão e coloque no chão com uma fita (cuidado com o tipo de fita que irá utilizar, prefira a fita crepe). Coloque o plástico bolha nos pés ou nas mãos da criançada com o auxílio de uma fita crepe e mergulhe na tinta. Agora é só sair pintando por aí.

4 – Estoura Balão – Nível 5

Encha alguns balões com água e tinta de várias cores, as coloque sobre o papel sulfite ou no chão caso esteja em alguma área externa e peça para os pequenos estourar. Vale de tudo, estourar com as mãos, com os pés e até mesmo com o bumbum ou barriga, é diversão na certa!